18 maio 2011

Projeto de Extensão Construção e Manutenção da Página do curso de Direito do CAJ/UFG

Projeto de Extensão n.º



Título: Construção e manutenção da Página do Curso de Direito do CAJ/ UFG no Site do Campus Jataí
Coordenação do Projeto: Prof.ª Rosane Freire Lacerda
Duração do Projeto: 18.05.2011 a 30.12.2012

RESUMO:

Projeto destinado à criação e manutenção da Web Page do Curso de Direito do CAJ/UFG no Site do Campus Jataí na Rede Internet. Criado pelo REUNI no início do período letivo de 2009, o curso de graduação em Direito do CAJ/UFG é um curso novo, e em razão disso e do fato de situar-se num dos campi do interior, na região Centro-Oeste, é naturalmente ainda desconhecido pela sociedade em geral. Através da página pretende-se dar visibilidade ao curso, tornando disponíveis ao público em geral e à própria comunidade acadêmica da UFG, informações relativas aos seus objetivos, estrutura e funcionamento.

EQUIPE:

Coordenação:

Prof.ª ROSANE FREIRE LACERDA (Direito, CAJ/UFG)

Equipe Executora:

Prof. MARCELO EIBS CAFRUNE (Direito, CAJ/UFG)
FABIANA FERREIRA SANTANA (Técnico-Administrativo, lotada no CAJ/UFG)
WESLEY CARMO RAMOS (Técnico-Administrativo, lotado no CAJ/UFG)

JUSTIFICATIVA:

Criado pelo REUNI no início do ano letivo de 2009, o curso de graduação em Direito do Campus Jataí da UFG é um curso jovem, ainda bastante desconhecido quer da sociedade em geral, quer do própria comunidade acadêmica, dentro e fora do Estado de Goiás e da Região Centro-Oeste como um todo. Situado num campus do interior, em meio à vastidão territorial da região e muito distante geograficamente dos grandes centros urbanos promotores e difusores de uma intensa vida social, cultural, científica e política, o Curso de Direito do CAJ/UFG sente a necessidade de garantir maior visibilidade à sua própria existência, à configuração de seu projeto político-pedagógico e às ações que já tem realizado e que vem realizando neste pouco tempo de sua existência. Trata-se, enfim, da necessidade de se dar visibilidade ao curso, situando-o no conjunto dos cursos jurídicos das instituições federais de ensino superior, e estabelecendo, a partir daí, referenciais mais ativos para intercâmbios no plano informativo com outras instituições públicas de ensino do Direito e seus respectivos projetos. Trata-se, ademais, da necessidade de divulgação e valorização de seu corpo docente, através da disponibilização pública de informações relativas ao seu perfil e qualificação, bem como de informações relativas à sua produção acadêmica em termos de ensino, pesquisa e extensão, incluindo-se aí, também, a divulgação da vida acadêmica do corpo discente, seus projetos, produções e conquistas. É no sentido de se concretizar o esforço de realização destas demandas que reside a importância da criação e manutenção da Web Page própria do Curso de Direito do CAJ/UFG, a funcionar no Web Site do Campus Jataí da UFG na Rede Internet. Até o momento o curso de Direito é um dos poucos que não possui ainda a sua página no Site da instituição. Através deste projeto pretende-se não apenas garantir o processo de construção da página - processo esse que já foi iniciado através da recente ida ao ar de um esboço prévio disponível no link < http://www.jatai.ufg.br/direito/  > - mas também, e principalmente, garantir que a página seja continuamente alimentada e atualizada, como uma viva e dinâmica fonte de informações e de difusão de conhecimento para o público em geral e para a comunidade acadêmica. Espera-se então, com este esforço de construção e manutenção da página, dar visibilidade ao jovem curso e, ao mesmo tempo, superar as barreiras da distância geográfica em relação aos grandes centros acadêmicos regionais e nacionais.

OBJETIVOS:

Objetivo Geral - Este projeto tem por objetivo geral dar visibilidade ao curso de graduação em Direito da UFG, Campus Jataí, através da construção e manutenção constante de uma página no site do Campus Jataí da UFG.

Objetivos Específicos:

a) Garantir a construção da página do curso de modo a contemplar as suas principais demandas em termos de disponibilização de informação e de difusão de conhecimentos e de comunicação;

b) garantir a dinamicidade desta construção através de um processo regular de avaliação tanto por parte do colegiado e do corpo discente, quanto por parte do pessoal técnico-administrativo, garantindo-se também consultas periódicas aos usuários em geral através de enquetes ou de outros meios disponíveis tais como sugestões de internautas, etc;

c) Garantir a constante atualização de conteúdos a serem disponibilizados na página a fim de que esta se constitua num veículo eficaz de informação e comunicação, o que exige, para tanto, o envolvimento direto de determinados membros do corpo docente ao lado de pessoal técnico-administrativo (a equipe executora anteriormente indicada), com possibilidade de envolvimento, também, de membros do corpo discente.

PÚBLICO ALVO:

O público alvo do presente projeto é tanto um público difuso, composto por todos aqueles interessados em conhecer o Curso de Direito do CAJ/UFG, fazendo uso, para isso, dos recursos da Rede Internet, quanto um público mais específico, composto pelo seu corpo docente e discente, em busca de informações mais atualizadas sobre determinados temas diretamente relacionados ao próprio curso e à esfera jurídica em geral.

PALAVRAS-CHAVE:

Direito CAJ/UFG – Página do curso de Direito – Curso de Direito na Internet – Site do curso de Direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário