11 maio 2011

Blog Direito Público, Diversidade e Direitos Humanos

Projeto de Extensão n.º 35328

Título: Blog Direito Público, Diversidade e Direitos Humanos
Coordenação: Prof.ª Rosane Freire Lacerda
Duração: 11.05.2011 a 31.12.2012

RESUMO:

Este Blog faz parte do Projeto de Extensão e Cultura n.º 35328 intitulado “Manutenção do Blog ‘Direito Público, Diversidade e Direitos Humanos’", com o intuito de constituir em ferramenta de apoio didático-pedagógico às disciplinas ministradas pela Professora Rosane Lacerda, do Curso de Direito do CAJ/UFG, e como mecanismo de difusão de conhecimentos e de interação com o público em geral nas áreas relativas ao Direito Público e aos Direitos Humanos, com enfoque especial na questão do respeito à diversidade em suas diversas formas (religiosa, sexual, étnica, cultural, etc.).

EQUIPE:

Coordenação:
PROF.ª ROSANE FREIRE LACERDA – Coordenadora do Projeto (Direito, CAJ/UFG)

Equipe executora:

PROF.ª ROSANE FREIRE LACERDA (Direito, CAJ/UFG)



MARIANE OLIVEIRA JUNQUEIRA – Aluna do curso de Direito do Campus Jataí (CAJ) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

JUSTIFICATIVA:

No final do século XX a globalização fez emergir a Global Information Society ou "sociedade da informação", trazendo consigo a era da informática e o conceito de comunicação virtual através do chamado cyber espaço com suas inúmeras possibilidades de comunicação não-física e de gerenciamento e transmissão de dados. No ano de 2005 a Agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) alertou para o conceito de "sociedade da informação” como um grave equívoco, por não estar relacionada à necessidade de produção e circulação de conhecimento científico de interesse geral da sociedade, a ser potencializada através da utilização de inovações tecnológicas pelo ensino universitário, mas apenas à tarefa de "processar e reunir estoques de dados relacionados visando uma eventual transferência destes dados” (BARRETO, 2005). Em seu lugar, a Universidade estaria vinculada ao conceito de “Sociedade do Conhecimento", aquele que, de modo diverso, tem como finalidade “contribuir para o bem-estar dos indivíduos e comunidades”, englobando “dimensões sociais, éticas e políticas" (UNESCO, 2005).

Considerando a advertência conceitual da Unesco, o presente Projeto tem por premissa o fato de que a Sociedade do Conhecimento apresenta para o ensino universitário demandas novas, relacionadas à necessidade inclusão das atividades de ensino, pesquisa e extensão no universo de possibilidades trazido pelas novas tecnologias. Estas potencializam e diversificam as formas de acesso seja do docente seja do discente às fontes de informação científico-cultural, a socialização de conhecimentos, o intercâmbio de pesquisas e reflexões científicas, e as próprias metodologias de ensino-aprendizagem. Nos últimos anos têm crescido as informações sobre a utilização, por parte de docentes universitários, de novas tecnologias vistas como ferramentas inovadoras em sua tarefa de ensino-aprendizado quer em sala de aula, quer através do chamado "ensino à distância". Mais recentemente têm crescido os números relativos ao uso das ferramentas virtuais de comunicação e difusão de informações, como os websites e blogs na Rede Internet, sejam eles institucionais ou de iniciativa pessoal de docentes, como instrumento de intercâmbio entre professores, alunos, pesquisadores e a sociedade em geral.

Contudo, o uso das ferramentas tecnológicas nas atividades de ensino, pesquisa e extensão continuam sub-utilizadas no caso dos cursos jurídicos, conhecidos por uma postura excessivamente formal, ainda avessa às novidades tecnológicas. Produções em linguagem audiovisual, por exemplo, são praticamente inexistentes no âmbito das pesquisas de pós-graduação em Direito, e, por conseguinte, escassamente utilizadas como recursos didático-pedagógicos pelos seus docentes e pesquisadores.

O presente projeto segue na direção contrária a esta concepção formalista, procurando contribuir para com a valorização de ferramentas didático-pedagógicas inovadoras no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão em Direito no CAJ-UFG.

OBJETIVOS:

O objetivo geral do projeto é manter, através do espaço virtual proporcionado pelo Blog "Direito Público, Diversidade e Direitos Humanos", um espaço permanente de difusão de conhecimentos sobre temas relacionados à área do Direito Público, com enfoque especial em temas afetos aos Direitos Humanos e ao respeito à Diversidade em suas várias formas (étnica, cultural, sexual, etc.), bem como servir de canal direto de comunicação com a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral sobre os temas ali abordados.

Em termos específicos, o projeto possui os seguintes objetivos:

a) Superar as distâncias geográficas que separam os trabalhos desenvolvidos no campus Jataí da UFG em relação aos outros campi da mesma Universidade e em especial em relação àquelas Unidades que contam com o funcionamento do curso de Direito;

b) Dar visibilidade aos trabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidos pela docente responsável;

c) Disponibilizar trabalhos acadêmicos de autoria da docente responsável, tais como artigos, ensaios, etc.;

d) Tornar disponíveis aos alunos os materiais didáticos produzidos para as disciplinas ministradas, bem como informações de interesse geral dos mesmos em relação a tais disciplinas;

e) Fomentar nos alunos e nos demais membros do corpo docente do curso de Direito o interesse pela utilização da ferramenta virtual de comunicação e socialização de conhecimentos;

f) Servir de canal de comunicação e troca de idéias com os alunos, demais professores, pesquisadores e o público em geral acerca de temas relacionados às linhas de pesquisa relativas à área de interesse do professor responsável;

g) Divulgar eventos de importância para a formação jurídico-política, cultural, humanística e profissional dos alunos.

PÚBLICO ALVO:

O público alvo do presente projeto é composto de:

a) alunos do curso de Direito do CAJ/UFG nas disciplinas das áreas de Direito Público ministradas pela professora responsável pelo projeto;

b) comunidade acadêmica do CAJ/UFG e da Universidade Federal de Goiás como um todo;

c) Público em geral, com interesse em temas relacionados ao Direito Público e, de modo especial, nas áreas dos Direitos Humanos e do respeito à Diversidade (sexual, religiosa, étnico-cultural, etc.)

REFERÊNCIAS:

BARRETO, Aldo (2005). Unesco diz que conceito de sociedade da informação está desatualizado e errado. Disponível in: < http://encipecom.metodista.br/mediawiki/index.php/Unesco_diz_que_conceito_de_sociedade_da_informa%C3%A7%C3%A3o_est%C3%A1_desatualizado_e_errado_-_Aldo_Barreto > (Acesso em: 22.09.2009).

UNESCO (2005). Knowledge versus information societies: UNESCO report takes stock of the difference. Disponível In: < http://portal.unesco.org/ci/en/ev.phpURL_ID=20493&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html   > (Acesso em: 22.09.2009).

PALAVRAS-CHAVE:
Extensão e Mídias Sociais - Direito Público - Direitos Humanos - Diversidade

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