01 março 2011

Blog da Coordenação do Curso de Direito do CAJ - UFG

Projeto de Extensão n.º

Título: Blog da Coordenação do Curso de Direito do CAJ/UFG
Coordenação do projeto: Prof.ª Rosane Freire Lacerda
Duração do projeto: 1.º.03.2011 a 31.12.2011

RESUMO:

O presente projeto versa sobre a construção e manutenção de Blog na rede Internet com vistas à divulgação do Curso de graduação em Direito do Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás. Visa atender à demanda crescente, tanto do público interno quanto da sociedade em geral e, mais especificamente da sociedade regional do Centro-Oeste, de acesso a informações relativas ao curso, seus objetivos, sua importância e as possibilidades oferecidas pelo mesmo.

EQUIPE:

Coordenação:
Prof.ª ROSANE FREIRE LACERDA – Coordenadora do Projeto (Direito, CAJ/UFG) 

Equipe Executora:

Prof.ª Dra. MARIA CRISTINA C. PEREIRA (Direito, CAJ/UFG)

FABIANA FERREIRA SANTANA – Técnico-Administrativo lotada no Campus Jataí (CAJ) da Universidade Federal de Goiás (UFG)

JUSTIFICATIVA:

A construção de um Blog na Rede Mundial Internet, como ferramenta de divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Direito do CAJ/ UFG justifica-se em função da crescente demanda por informações relativas ao curso.

Desde a sua criação no ano de 2009, o curso de graduação em Direito do Campus Jataí da UFG tem sido o mais disputado quando da realização do vestibular anual.

Contudo, o mesmo não possui ainda uma página específica no site da instituição na Internet que possa ser visitado pelos interessados em busca de maiores informações.

Como a criação de uma página específica no site do CAJ depende de treinamento em plataforma de maior complexidade, demandando um tempo maior no seu aprendizado e gerenciamento, optou-se aqui, provisoriamente, pelo uso do Blog como meio mais ágil e simples de atendimento àquela demanda, enquanto a criação da página específica não for viabilizada.

Conforme SOUSA (2008), a expressão “Blog” consiste em “uma abreviatura do termo weblog, que surgiu em 1997, e tem como característica principal a facilidade com que podem ser criados e publicados, até mesmo por um leigo em conhecimentos tecnológicos. E isso vale para qualquer função que o blog queira cumprir, inclusive abranger conteúdos educacionais”.

Esta relativa facilidade de manuseio da ferramenta representa uma vantagem no sentido de tornar dispensável o investimento de tempo em cursos de treinamento e capacitação no seu uso, sendo necessário um tempo mínimo para o completo domínio de suas possibilidades.

OBJETIVOS:

O projeto tem como objetivo geral servir de veículo de comunicação da Coordenação do Curso de Direito do CAJ-UFG com o púbico externo e a comunidade discente em geral.

Em termos específicos, o projeto visa:

a) tornar acessível ao público em geral e especialmente aos potenciais novos alunos do curso de Direito do CAJ/UFG, informações relativas ao curso, sua história, estrutura, objetivos e mecanismos de funcionamento, assim como o currículo e área de atuação de seu corpo docente;

b) disponibilizar aos alunos do curso de Direito informações permanentes sobre o fluxo curricular, grades semestrais de horários, professores, ementas das respectivas disciplinas e planos de ensino;

c) veicular informações sobre eventos organizados pelo corpo docente e previamente aprovados pelo Colegiado do Curso;

d) divulgar projetos de pesquisa e de extensão coordenados pelo corpo docente do curso de Direito, previamente aprovados pelo Colegiado do Curso, e demais instâncias colegiadas da instituição; e

e) divulgar os calendários de reuniões ordinárias do Colegiado do Curso.

PÚBLICO ALVO:

O público alvo do presente projeto é composto dos seguintes segmentos:

a) alunos regularmente matriculados no curso de Direito do CAJ/UFG, bem como os alunos dos cursos de Direito da Faculdade de Direito de Goiânia e do campus de Goiás da UFG;

b) membros da comunidade acadêmica da UFG em geral, inclusive alunos, docentes e técnico-administrativos de cursos diversos;

c) participantes de projetos de extensão de responsabilidade do curso de Direito do CAJ;

d) estudantes do ensino médio e outras pessoas interessadas em conhecer ou em ingressar no referido curso.

REFERÊNCIAS:

SOUZA, Adriana de (2008). Professores fazem uso do blog como ferramenta educacional. Reportagem. Disponível In:
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/postando_conhecimento.mspx
(Acesso em: 22.09.2009).

PALAVRAS-CHAVE:
Curso de Direito do CAJ/UFG – Blog do Curso de Direito – Divulgação eletrônica do Curso – Direito/CAJ/UFG na Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário