18 dezembro 2009

UFPE promove nova etapa do curso de licenciatura intercultural indígena

No texto abaixo noticiamos a nossa participação na última etapa do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena que vem sendo promovido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) no Campus Agreste, na cidade de Caruaru.



Atividades de Extensão

Por Rosane Lacerda, 18.12.2009

Na última semana tivemos a oportunidade de participar, em Caruaru, agreste pernambucano, de uma das etapas do Curso de Licenciatura Intercultural para Professores Indígenas do estado de Pernambuco.

Acesso ao Campus Agreste da UFPE, em Caruaru.
Foto: Rosane Lacerda (14.12.2009)

O curso, que é realizado no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conta com a participação de 160 alunos, professores de escolas indígenas dos povos Atikum, Fulni-ô, Kambiwá, Kapinawá, Pipipã, Truká, Tuxá e Xukuru.

Vista parcial do Campus Agreste da UFPE.
Foto: Rosane Lacerda (14.12.2009)

Nesta etapa, que teve como módulo temático os “Direitos Indígenas”, os alunos tiveram contato com temas como a relação entre Sociedade, Estado e Direito, os Direitos Indígenas na Constituinte de 1987-1988, os Direitos Fundamentais e os Direitos fundamentais específicos dos Povos Indígenas na Constituição Federal de 1988, os Direitos indígenas no plano internacional, a legislação infraconstitucional indigenista no Brasil e o Projeto de Lei que dispõe sobre o novo Estatuto dos Povos Indígenas.

Curso Licenciatura Intercultural Indígena na UFPE.
foto: Rosane Lacerda (14.12.2009)

O objetivo geral do módulo específico foi travar, numa perspectiva multidisciplinar, um contato introdutório com a questão dos direitos indígenas, situando-os na perspectiva de uma visão crítica e emancipatória do Direito, a partir de suas origens e transformações históricas, e tendo em vista a posição estratégica que ocupa na concretização dos conteúdos de justiça buscados pelos povos indígenas.
Outro flagrante de uma das turmas do Curso
de Licenciatura Intercultural Indígena.
Foto: Rosane Lacerda (14.12.2009)

Rosane Lacerda é Professora Assistente de Direito Público da UFPE campus Jataí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário