22 janeiro 2010

Brasília sedia Encontro Brasil-Reino Unido sobre Mulheres e Ciências

Brasília sedia Encontro Brasil-Reino Unido sobre Mulheres e Ciências

Objetivo é estimular a discussão e a realização de pesquisas na América Latina sobre a temática gênero e ciência, com foco em políticas públicas. Evento tem apoio da SPM

A cerimônia de abertura será realizada a partir das 14h, na sede do CNPq, com a participação da ministra Nilcéa Freire, da SPM, de Wrana Panizzi, vice-presidenta do CNPq e de Jim Scarth, diretor do British Council Brasil.

O objetivo do encontro é estimular a discussão e a realização de pesquisas no Brasil e outros países da América Latina sobre a temática gênero e ciência, com foco em políticas públicas.

Entre os palestrantes a especialista britânica Teresa Rees, representante do Reino Unido, fará duas palestras, uma sobre “Mulheres e Ciências: panorama da realidade Européia” e outra sobre “A Trajetória das Políticas Públicas de Gênero nas Ciências: Sucessos e Desafios na União Européia”. A diretora do Regional Office for Latin America and the Caribbean International Council for Science, Alice Abreu falará sobre “Mulheres e Ciências: panorama da realidade Brasileira”

Os participantes vão poder discutir sobre temas como a articulação entre pesquisadores com vistas à formação de uma rede de pesquisa; impulsionar a consolidação de políticas públicas para a maior inserção e participação das mulheres em todos os campos da ciência no Brasil e na América Latina; a troca de experiências e a cooperação científica entre o Brasil, América Latina e Reino Unido.

A proposta do evento surgiu a partir de reflexões desenvolvidas no âmbito do Programa brasileiro Mulher e Ciência em diversos cenários de discussões como os encontros "Pensando Gênero e Ciências", promovidos pela SPM em parceria com outras instituições, cujos debates são sistematizados em um conjunto de recomendações, que incluem a realização de eventos para a discussão de formulação de políticas públicas envolvendo a temática.

O Programa brasileiro Mulher e Ciência é realizado em parceria pela SPM, Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e da Educação (MEC), CNPq e Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – Unifem.

Serviço


O quê: Encontro Brasil-Reino Unido sobre Mulheres e Ciências
Quando: 01 e 02 de fevereiro
Onde: CNPq (SEPN 507, Bloco “B”, Sala Álvaro Alberto, 4º andar, Brasília-DF)

Veja aqui a programação completa

http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sepm/noticias/ultimas_noticias/not_brasil_sedia_encontro_reino_unido/


Brasília, 18 - Nos dias 01 e 02 de fevereiro acontece, em Brasília, o Encontro Brasil-Reino Unido sobre Mulheres e Ciências, organizado pelo British Council Brasil, em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário