19 janeiro 2010

Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Grande Porto Alegre receberão os primeiros fóruns sociais de 2010

Forum Social Mundial
Veja aqui a programação para o mês de Janeiro




Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Grande Porto Alegre receberão os primeiros fóruns sociais de 2010

Kpomassé, Madri, Praga, Salvador e Porto Alegre estão entre as cidades que darão início às celebrações dos 10 anos do processo do Fórum Social Mundial em 2010. O calendário de eventos começará na Grande Porto Alegre, com o I Fórum Social e a I Feira Mundial de Economia Solidária, de 22 a 24 de janeiro, em Santa Maria. Logo depois, no dia 25, terá início o Fórum Social 10 anos Grande Porto Alegre. Na mesma região acontecerá também, de 26 a 28 de janeiro, o Fórum Mundial de Teologia e Libertação em São Leopoldo. Ainda no Brasil, Salvador receberá de 29 a 31 o Fórum Social Temático da Bahia.

Na cidade de Kpomassé, no Benin (África), acontecerá, de 28 a 31 de janeiro, o II Fórum Social Local do Atlântico, cujo tema será “os impactos das crises financeira e alimentar mundiais na agricultura africana: respostas e alternativas cidadãs”. Cerca de 1500 participantes são esperados. A primeira edição do evento reuniu 1200 pessoas, em 2008, na cidade de Allada. Dentre os objetivos principais do FSLA está “a defesa das posições e estratégias das diferentes organizações sociais para lutar contra os efeitos das políticas econômicas neoliberais, e a consolidação da articulação entre os movimentos sociais locais e o Fórum Social Africano para responder às expectativas do FSM 2011 em Dacar”.
No continente europeu, dois eventos irão acontecer em janeiro: de 28 a 31 será realizado o Fórum Social Mundial Madri 2010, no E.P.A. Patio Maravillas. Essa será a terceira edição do evento na capital espanhola. Entre os temas que serão discutidos estarão: crise e alternativas globais; meio-ambiente; energia e clima; Europa; América Latina; Ásia e África; economia social e comércio justo; educação; saúde; movimentos sociais; feminismo; migrações; lutas sindicais; Estado e lutas políticas; e memória histórica. Já na República Tcheca, três cidades irão receber o Fórum Social Tcheco, nos dias 29 e 30 de janeiro: Praga, Brno, e Usti nad Labem. A programação do evento inclui seminários, workshops, manifestações e eventos culturais durante a noite.
Ao longo de 2010, o processo do Fórum Social Mundial será realizado de maneira descentralizada com eventos e atividades ao redor do mundo. O objetivo principal dos eventos será acumular, a partir das análises e experiências das organizações e movimentos sociais da sociedade civil planetária, propostas para enfrentar a crise global em todas as suas dimensões – econômica, ambiental, política, alimentar, energética, cultural, etc. A convergência de todo esse processo irá acontecer em Dakar, no Senegal, durante o Fórum Social Mundial de 2011.
Serviço:
I Fórum Social de Economia Solidária e I Feira Mundial de Economia Solidária
Onde: Santa Maria e Canoas (Grande Porto Alegre) - RS - Brasil
Quando: 22 a 24 de janeiro (Santa Maria) e 25 a 29 (Canoas)
Contato: ecosol@fsmecosol.org.br
Site: http://www.fsmecosol.org.br


Fórum Social 10 Anos Grande Porto Alegre
Onde: Grande Porto Alegre - RS - Brasil
Quando: 25 a 29 de janeiro
Contato: fsm2010@yahoo.com.br
Site: http://www.fsm10.org


Fórum Mundial de Teologia e Libertação
Onde: São Leopoldo (Grande Porto Alegre) - RS - Brasil

Quando: 26 a 28 de janeiro
Contato: Secretaria Permanente do FMTL - permanentsecretariat@wftl.org
II Fórum Social Local do Atlântico
Onde: Kpomassé, Benin

Quando: 28 a 31 de janeiro
Contato: Yoro Bi Ta Raymond: forumsocialbenin@yahoo.fr / fosoloa@yahoo.fr
Site: http://fsla.outrenet.com/


Fórum Social Mundial Madri 2010
Onde: Madri, Espanha
Quando: 28 a 31 de janeiro
Contato: comunicacion@fsmmadrid.org
Site: http://www.fsmmadrid.org

Fórum Social Tcheco
Onde: Prague, Brno, Usti nad Labem - República Tcheca
Quando: 29 e 30 de janeiro
Contato: Marek Hrubec - marek.hrubec@gmail.com

Fórum Social Temático da Bahia
Onde: Salvador, Brasil
Quando: 29 a 31 de janeiro
Contato: grupofsmbahia@yahoo.com.br
http://www.forumsocialmundial.org.br/noticias_01.php?cd_news=2644&cd_language=1

27.11.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário