06 novembro 2010

Conflito Nicarágua - Costa Rica 1: OEA convoca reunião para discutir o conflito

OEA convoca reunião para discutir conflito entre Costa Rica e Nicarágua
03/11/2010

WASHINGTON (ANSA) - A Organização dos Estados Americanos (OEA) convocou para amanhã uma reunião extraordinária de seu Conselho Permanente a fim de discutir o conflito entre Costa Rica e Nicarágua na zona fronteiriça do rio San Juan.

O encontro de emergência, que será realizado no Salão Libertador Simon Bolívar na sede da organização em Washington, será celebrado a pedido do governo costa-riquenho, que denunciou uma incursão em seu território da parte do Exército nicaraguense.

"Esta é uma lesão da soberania nacional, não se pode interpretar de outra maneira", reclamou ontem o ministro de Segurança da Costa Rica, José María Tijerino, enquanto o chanceler René Castro se colocava em contato com o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza.

De acordo com Tijerino, os militares da Nicarágua fincaram uma bandeira e ergueram barracas no território de seu país, o que motivou o envio de policiais armados para a região.

A Costa Rica aboliu o exército unilateralmente em 1948. A tensão entre as duas nações vizinhas começou há algumas semanas devido à dragagem do rio San Juan, que corre em alguns trechos da fronteira bilateral. (ANSA)

Clique aqui para ver a matéria originalmente publicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário