09 dezembro 2010

80% dos jovens vítimas da violência serão negros

Jornal O Hoje

Quinta-feira, 09 de dezembro de 2010

80% dos jovens vítimas da violência serão negros

Até 2013, 487 ado­les­cen­tes en­tre 12 e 18 anos de­vem ser as­sas­si­na­dos na Re­gi­ão Me­tropo­li­ta­na de Go­i­â­nia. Nú­me­ros ob­ti­dos em uma es­ti­ma­ti­va da Se­cre­ta­ria de Di­rei­tos Hu­ma­nos da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca (SEDH/PR), em es­tu­do que me­de o im­pac­to da vi­o­lên­cia en­tre os anos de 2007 e 2013. De acor­do com o do­cu­men­to, no­me­a­do Ín­di­ce de Ho­mi­cí­di­os na Ado­les­cên­cia (IHA), os jovens ne­gros têm qua­tro ve­zes mais chan­ces de se­rem ví­ti­mas de ho­mi­cí­dio que os bran­cos. A pro­por­ção que su­ge­re, do to­tal de mor­tos na Gran­de Go­i­â­nia, 389 se­rão ne­gros.

Com 330 mor­tes, a ca­pi­tal de­ve li­de­rar o ranking de as­sas­si­na­tos nos se­te anos de es­tu­do. O município de Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia, o segundo maior do Estado, apa­re­ce na sequência, com 136 jovens as­sas­si­na­dos; seguido por Trin­da­de, com 21 adolescentes  mortos entre 12 e 18 anos. 

Ape­sar de o nú­me­ro de mor­tes ser con­si­de­rá­vel, Go­i­â­nia - com 2,3 mor­tes em ca­da gru­po de mil ado­les­cen­tes - pode fi­car bem dis­tan­te, em nú­me­ros pro­por­ci­o­nais, de outras ci­da­des como Lu­ziânia e Val­pa­ra­í­so de Go­i­ás. Nestes municípios, o nú­me­ro de mor­tos - 130 e 108, res­pec­ti­va­men­te - su­ge­re que 4,7 e 6,1 jovens, na referida faixa etária, em ca­da gru­po de mil, podem per­der su­as vi­das ví­ti­mas da vi­o­lên­cia ur­ba­na. 

O nú­me­ro de mor­tos a ca­da mil ha­bi­tan­tes - tam­bém cha­ma­do de IHA - se­rá usa­do pe­la Se­cre­ta­ria de Di­rei­tos Hu­ma­nos pa­ra ava­li­ar fa­to­res que po­dem am­pli­ar o ris­co de mor­tes en­tre ado­les­cen­tes, co­mo ra­ça, gê­ne­ro e ida­de das ví­ti­mas. Fo­ram ava­li­a­dos 266 mu­ni­cí­pios bra­si­lei­ros com mais de 100 mil ha­bi­tan­tes e um prog­nós­ti­co de qua­se 33 mil ado­les­cen­tes mor­tos nos se­te anos. Em ranking com as 27 ca­pi­tais, Go­i­â­nia tem o 11º me­nor IHA do Bra­sil.

Se­gun­do o do­cu­men­to, os ho­mí­ci­dos re­pre­sen­tam 45% do to­tal das cau­sas da mor­te de pes­so­as en­tre 12 e 18 anos no Bra­sil. Os homicídios são pra­ti­ca­dos, em sua “es­ma­ga­do­ra mai­o­ria”, com utilização de ar­ma de fo­go - seis em ca­da se­te. 

SITUAÇÕES DE RISCO


Pa­ra o pro­fes­sor da Fa­cul­da­de de Ci­ên­cias So­ci­ais da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Go­i­ás (UFG) Flá­vio So­fi­a­ti, “in­fe­liz­men­te” a par­ce­la ne­gra da po­pu­la­ção, as­sim co­mo o mos­tra o es­tu­do, ain­da é mai­o­ria nas si­tu­a­ções de ris­co, se­ja co­mo pro­mo­to­res ou ví­ti­mas da vi­o­lên­cia. No en­tan­to, ele diz que esta par­ti­ci­pa­ção dos ne­gros no mundo do crime não é tão fá­cil de ser ex­pli­ca­da. 

So­fi­a­ti ana­li­sa que es­ta par­ce­la da po­pu­la­ção é, na ver­da­de, ví­ti­ma da in­to­le­rân­cia e da fal­ta de as­sis­tên­cia dos po­de­res pú­bli­cos, o que di­fi­cul­ta a in­te­gra­ção de negros às ca­ma­das po­pu­la­res têm acesso à educação, entre outras opor­tu­ni­da­des. 

Isto, em sua opi­nião, aca­ba por le­var os ne­gros a se­rem ví­ti­mas de uma vi­o­lên­cia só com­pa­rá­vel a si­tu­a­ções de guer­ra. “Os go­ver­nos ain­da se pre­o­cu­pam mui­to pou­co em pro­mo­ver a in­te­gra­ção des­tas pes­so­as. É uma he­ran­ça que vem ain­da do pe­rí­o­do co­lo­ni­al e quan­do es­sas pes­so­as eram vis­tas co­mo es­cra­vas.”

Matéria publicada pela Assessoria de Comunicação da UFG em: http://www.ascom.ufg.br/?id_pagina=1291912679&site_id=83

Nenhum comentário:

Postar um comentário