25 janeiro 2011

Sindicato dos Jornalistas repudia ação da PM-GO em Santo Antônio do Descoberto

Caros visitantes.

Segue a nota do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF em repúdio à ação da Polícia Militar do Estado de Goiás durante os protestos de ontem, na cidade de Santo Antônio do Descoberto.

A cidade, situada no entorno de Brasília, vive em situação de total abandono por parte do poder público de Goiás - tanto municipal quanto estadual. É das cidades do entorno, como Santo Antônio do Descoberto, que vem boa parte dos trabalhadores menos qualificados empregados em Brasília.

Basta conversar com uma empregada doméstica, uma babá, um porteiro, um jardineiro, para se saber do absoluto abandono sofrido por esta população. Serviços de saúde, educação, coleta de lixo, saneamento básico, laser, segurança pública, transporte, creche - nada funciona no nível mínimo.

O "levante" de ontem não me surpreendeu, pois ouço com frequência relatos tristes e perturbadores deste descaso, relatos feitos por minha empregada doméstica. Não apenas relatos de descaso, mas também de situações recorrentes de violência policial - invasões de residência e espancamento, sem nenhuma consequência, sem nenhuma repercussão.

Santo Antônio do Descoberto, assim como as demais cidades goianas do entorno do DF são há muito "terra de ninguém", cidades abandonadas, meros objetos de um "jogo de empurra". Abandonadas pelo Estado de Goiás, sequer foram mencionadas nos programas dos partidos e coligações na propaganda eleitoral gratuita do último pleito.

Mas os acontecimentos de ontem em Santo Antônio do Descoberto mostraram que pelo menos em uma coisa o Estado não está ausente: na repressão à população. Pode faltar educação, saneamento básico, saúde, laser, transporte, mas uma coisa não falta: a presença repressora da tropa de choque, com suas bombas, cassetetes, tapas e chutes. 

Quando o Estado Democrático e Social de Direito chegará para o entorno do DF?

----------------------------------------------

Sindicato repudia ação da PM-GO no caso de Santo Antônio do Descoberto
Jornalistas foram agredidos pelo Batalhão de Choque

REPÚDIO À AÇÃO DA POLÍCIA EM SANTO ANTÔNIO DO DESCOBERTO

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF vem a público repudiar a ação do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Estado de Goiás nos incidentes de Santo Antônio do Descoberto. Na manhã desta segunda-feira, a polícia reprimiu com muita violência manifestações de cidadãos que protestavam contra a situação caótica nos serviços públicos da cidade.

A jornalista Jordana Saldanha, da TV Record, relatou, ao vivo no programa "Balanço Geral", que foi agredida por oficiais da PM e tolhida no exercício da profissão quando conversava com um deficiente físico que havia levado um tapa de um policial. Outro caso grave foi o do repórter e apresentador do programa Fuleragem na TV, da TV Gênesis, Paulo Henrique. O profissional do programa que já havia feito várias reportagens denunciando o descaso foi atingido por uma bala de borracha.

A diretoria do SJPDF repudia o uso de violência como foi feito dessa forma, especialmente contra jornalistas que estão tentando noticiar um fato desta importância. Consideramos que no atual estágio de nossa democracia, a liberdade de expressão deve ser respeitada como direito valioso e essencial. Esperamos que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás tome as providências cabíveis para punir os abusos cometidos.

Diretoria do Sindicato dos Jornalistas do DF

Brasília, 24 de janeiro de 2010

Disponível originalmente no site do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal em: http://www.sjpdf.org.br/Noticia,Abrir,5137,7804.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário