01 março 2011

Plágio em Tese de Doutourado derruba Ministro Alemão da Defesa


Ministro alemão da Defesa renuncia após acusação de Plágio

Da Agência Reuters

Ter, 01 Mar, 09h19

Por Erik Kirschbaum

BERLIM (Reuters) - O ministro da Defesa da Alemanha, Karl-Theodor zu Guttenberg, renunciou ao cargo nesta terça-feira, depois de admitir ter copiado parte de uma dissertação de doutorado na Universidade de Bayreuth.

A saída de Guttenberg é uma tentativa de pôr fim ao escândalo que abalou o governo da primeira-ministra (chanceler) Angela Merkel.

Guttenberg era o membro mais popular do gabinete de Merkel e sua renúncia é um duro golpe para o partido dela, o Democrata Cristão, que se prepara para disputar três eleições estaduais este mês.

"Sempre estive pronto para lutar, mas atingi o limite de minhas forças", disse Guttenberg, de 39 anos, a jornalistas, em uma entrevista organizada às pressas pelo Ministério da Defesa, em Berlim.

"Informei a chanceler, em uma conversa muito amistosa, que estou renunciando às minhas atribuições políticas e pedi para ser removido. É o passo mais doloroso da minha vida. Não estou saindo apenas por causa do meu erro no doutorado, embora eu possa compreender que isto seria razão suficiente para muitos na comunidade acadêmica. O motivo é a questão sobre se eu ainda posso arcar com as altas expectativas que me impus."

Guttenberg foi acusado de copiar partes da dissertação, sem atribuir a fonte correta.

Depois que na semana passada ele admitiu que cometeu erros em sua dissertação, embora não tenha reconhecido ter sido um plágio, a universidade retirou o título de doutorado dele.

Guttenberg era há muito tempo o ministro mais popular do gabinete de Merkel. A popularidade se baseava em sua imagem de honestidade e integridade.

Clique aqui para acessar a matéria em sua postagem original


Nenhum comentário:

Postar um comentário