30 agosto 2011

Agenda: IX Congresso Brasileiro de Bioética


IX Congresso Brasileiro de Bioética

Apresentação

Entre os dias 7 e 10 de setembro de 2011 a Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) estará promovendo no Hotel Alvorada Tower, em Brasília, com o apoio do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Cátedra Unesco de Bioética e Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília (UnB), o IX CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOÉTICA. O tema oficial escolhido para o evento foi UMA DÉCADA DEPOIS: BIOÉTICA(S), PODER(ES) E INJUSTIÇA(S), relacionado com as transformações verificadas na epistemologia da bioética após o transcurso de quase 10 anos do Sexto Congresso Mundial realizado em Brasília, que teve como tema “Bioética, Poder e Injustiça” e politizou definitivamente a agenda bioética internacional.
A Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos homologada pela UNESCO em 2005, com o apoio de seus 191 países-membro, ampliou definitivamente a agenda da disciplina para além dos campos biomédico e biotecnológico, incorporando ao seu contexto também os temas sanitários, sociais e ambientais, anteriormente abordados de modo apenas ocasional. O Congresso se propõe, por meio de conferências, mesas redondas e demais atividades que terão a participação de renomados cientistas brasileiros e internacionais, abordar a bioética e sua nova pauta de modo crítico e criativo, a partir dos enfoques do(s) “poder(es)” e da(s) “(in)justiça(s)” biotecnocientíficas e sociopolíticas constatadas neste início de século 21. Além disso, está previsto espaço nobre no evento para mais de 200 “Apresentações Orais” e igual quantidade de pôsteres para que os congressistas interessados e inscritos no evento possam expor suas pesquisas e reflexões. O prazo para envio de resumos é 31 de julho de 2011.

Conjuntamente ao IX Congresso, durante o dia 7 de setembro, a SBB e o CFM estarão promovendo o I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica cuja programação científica está sendo cuidadosamente organizada e que, sob a presidência do Dr. Roberto Luiz D'Ávila, Presidente do Conselho, certamente atrairá o interesse de profissionais das mais diferentes áreas.

Brevemente estaremos dando mais notícias sobre os dois Congressos, na medida em que for sendo confirmada a programação organizada pelas Comissões Científicas dos mesmos.

Brasília, 7 a 10 de Setembro de 2011


Prof. Volnei Garrafa

Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário