12 agosto 2011

Costa Rica recebe sua própria "Marcha das Vadias" no domingo


10 de agosto de 2011 21h49 atualizado às 22h02

As mulheres da Costa Rica vão se unir no próximo domingo ao movimento internacional contra a violência sexual ao organizar sua própria "Marcha das Vadias" (SlutWalk, em inglês), confirmaram as organizadoras do evento nesta quarta-feira. A passeata foi convocada por várias ativistas feministas e também tem como objetivo responder a declarações feitas na semana passada pelo bispo Francisco Ulloa, que no meio da celebração católica mais importante do país, em homenagem à Virgem de Los Angeles, afirmou que as mulheres devem vestir com "recato" e "pudor".

Por esta razão, as manifestantes se reunirão na frente da Catedral Metropolitana de San José, segundo confirmou uma das organizadoras do evento, Rebeca Arguedas, à imprensa. As organizadoras da "Marcha das Vadias" defenderam em comunicado o direito das mulheres de vestir como elas quiserem, sem limites impostos pela igreja nem nenhuma outra entidade. "Nossa reivindicação é a mais básica do feminismo: nós decidimos sobre nossas vidas, ninguém mais tem que dizer como devemos nos vestir, no que devemos pensar ou no que devemos fazer; e ao contrário disso, é necessário ensinar aos homens a não violar, agredir e abusar", diz o documento.

A primeira "Marcha das Vadias" ocorreu em 3 de abril em Toronto, Canadá, depois que um policial comentasse que os crimes sexuais acontecem porque as mulheres se vestem como "vadias", o que levantou a ira de grupos feministas que organizaram posteriormente passeatas na Grã-Bretanha, Brasil, Índia, México, Nicarágua e Honduras.

Clique aqui para acessar a matéria no site Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário