16 agosto 2011

UNE promove ato de apoio à Comissão da Verdade


Nacional - 18/07/2011

A praça universitária Honestino Guimarães, em Goiânia, parou na tarde da última sexta-feira (15), durante o 52º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE) para um ato em defesa da democracia. Estudantes de todo o Brasil manifestaram apoio à aprovação pelo Congresso Nacional do Projeto de Lei que cria a Comissão Nacional da Verdade, destinada a esclarecer o que ocorreu no país durante a Ditadura Militar (1964-1985). Os ministros Maria do Rosário (Secretaria de Direitos Humanos) e José Eduardo Cardozo (Justiça) participaram da atividade e reforçaram a importância do resgate histórico para o país.

O presidente da UNE, Augusto Chagas, iniciou o ato afirmando que esse tema é muito especial para os estudantes brasileiros. "Construímos esse debate com a alegria de quem quer consolidar a democracia no nosso país. Não se trata de vingança, mas de garantir que isso [Ditadura Militar] nunca mais aconteça", enfatizou.

Segundo a ministra Maria do Rosário, "o ato significou um momento histórico dos mais importantes para a democracia do país." Ela lembrou que no período ditatorial, estudantes não podiam participar de manifestações como essa e os que ousavam defender a democracia, muitas vezes não voltavam mais para suas casas.

"O desaparecimento forçado, a tortura e os maus-tratos foram, numa época, prática de governo e de Estado. O Brasil democrático de hoje deve à generosidade de uma geração o fato de estarmos aqui com a liberdade instaurada e podermos, em nome deles, dizer que cada um de nós tem o direito de saber a verdade", destacou a ministra.

Clique aqui para acessar a matéria no site GAJOP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário