12 maio 2012

Adital: Povos indígenas apresentam propostas para combater mudanças climáticas e assegurar soberania alimentar


09.05.12 - América Latina
Povos indígenas apresentam propostas para combater mudanças climáticas e assegurar soberania alimentar

Natasha Pitts
Jornalista da Adital

Adital

A Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (Caoi) divulgou as propostas de povos da Bolívia, Equador, Peru e Colômbia para fazer frente às mudanças climáticas, assegurar a soberania alimentar e promover o Bem Viver. As propostas foram divulgadas e debatidas ontem (8), no marco do XI Período de Sessões do Fórum Permanente para as Questões Indígenas das Nações Unidas, que acontece em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Durante o Fórum Permanente, Miguel Palacín Quispe, coordenador geral da Caoi, explicou as propostas relacionadas aos temas: água, geleiras e indústria extrativa. Já Nancy Iza Moreno, coordenadora das Mulheres da Caoi, focou sua apresentação nas propostas sobre soberania alimentar. O Bem Viver foi um tema abordado pelos dois dirigentes.


Entre as propostas apresentadas, Iza Moreno falou sobre a necessidade de eliminar qualquer barreira que impeça as mulheres de ter acesso a terra e aos recursos produtivos e defendeu que este acesso tem que acontecer em pé de igualdade.

Outro ponto demandado foi a garantia do acesso delas a ativos essenciais como água, controle de crédito, serviços e insumos agrícolas, tecnologias, educação e pesquisa. Além de participação na tomada de decisões nos âmbitos agroambiental e urbano.

Iza Moreno também apontou como uma das demandas a promoção da equidade de gênero e a colocação em prática da soberania alimentar como política pública, além de pedir o reconhecimento das mulheres como peças-chave para a preservação da biodiversidade e da soberania alimentar.

Outra pendência reivindicada foi "alcançar a valorização do trabalho das mulheres como produtoras de alimentos e agentes nutricionais fundamentais nas famílias”.

A apresentação das propostas continuou com Miguel Palacín, que focou nas geleiras andinas. O coordenador geral da Caoi abordou a importância destas geleiras para a provisão de água e denunciou os efeitos do degelo na vida dos povos indígenas e da sociedade em geral, problema provocado pelas intensas mudanças climáticas.

Para fazer frente a este problema, um dos pedidos é garantir a participação ativa e a consulta às comunidades em todos os programas governamentais, regionais e globais relacionados com a temática das mudanças climáticas. Além de criar e executar programas em conjunto com as comunidades para garantir a conservação da água, das geleiras e da biodiversidade andina.

Outro tema bastante discutido, mas ainda não respeitado são as consultas. A população indígena não abre mão de ser consultada e dar seu consentimento ou não quando o assunto está ligado a atividades extrativas. Aliado a isso, pedem o cancelamento de todas as leis que concedam facilidades às atividades extrativas.

E ainda, para estimular o respeito aos povos tradicionais e seu modo de viver, solicitam a inserção de conhecimentos ancestrais dos povos indígenas no currículo de todas as séries. Iniciativa que pode ajudar na disseminação de uma cultura ecológica de conservação e recuperação do que foi depredado ao longo dos anos.

Evento paralelo

Ainda no marco do XI Período de Sessões do Fórum Permanente para as Questões Indígenas, a Caoi, a Coordenadora de Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (Coica) e a Oxfam promoverão amanhã (10), também em Nova Iorque, o evento paralelo "Alternativas dos Povos Indígenas frente à Doutrina do descobrimento", para conversar sobre a doutrina criada para justificar a invasão da Abya Yala (América).

Especificamente, o evento vai debater o que significou a doutrina do descobrimento há 520 anos – quando a América foi ‘descoberta’ por Cristóvão Colombo - e o que significa hoje; e nova colonização e continuidade da conquista, além de apresentar as propostas indígenas para fazer frente a esta realidade.

Na oportunidade, Miguel Palacín vai falar sobre doutrina da conquista nos tempos atuais, crise climática e Rio+20. Nelly Romero, vice-presidenta da Confederação dos Povos Indígenas, vai abordar o tema ‘Vida Plena Amazônica frente à Economia Verde’ e a cargo de Santiago Alfaro, da Oxfam, ficará o tema do direito à consulta e os territórios.

Os/as interessados/as poderão acompanhar o evento por transmissão ao vivo, através do link:http://www.livestream.com/caoi

Nenhum comentário:

Postar um comentário