24 maio 2012

Campus Jataí da UFG: porque entrar em greve?


CARTA ABERTA À SOCIEDADE
23 de maio de 2012.
POR QUE ENTRAR EM GREVE?
Nós, professores da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí (UFG/CAJ), alicerçados no art. 9º da Constituição Federal; na Súmula 316 do Supremo Tribunal Federal; no Recurso Extraordinário 215251 RS, relatado pelo Ministro Néri da Silveira, publicado no DJ 02/04/2002, P-00061; no Decreto 1590 de 10 de agosto de 1995, e, principalmente no entendimento de que o Sistema Federal de Ensino Superior é sustentáculo essencial na construção de uma sociedade brasileira mais justa, ética e igualitária, entendemos ser fundamental acompanhar a mobilização nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Para tanto defendemos a reestruturação da carreira atual, que tem sido historicamente desatualizada e desvirtuada conceitualmente pelos sucessivos governos.
Acreditamos que somente o atendimento por parte do governo federal do conjunto de reivindicações elaborado nacionalmente pelas Associações Docentes das Universidades Federais e que correspondem também as nossas necessidades locais, poderá valorizar a atividade docente e motivar o ingresso e permanência de profissionais de excelência no magistério superior.

Nesse contexto, os docentes do Campus Jataí, juntamente com os técnico-administrativos e o corpo discente, vêm enfrentando sérios problemas infraestruturais, tanto em relação aos espaços destinados para as atividades didáticas quanto e, principalmente, à infraestrutura necessária para o desenvolvimento de pesquisa e extensão. Dessa forma, reivindicamos a melhoria das condições de trabalho na UFG/CAJ: aumento do número de professores e técnicos administrativos, ampliação da estrutura física das salas de aula, laboratórios, bibliotecas e demais espaços essenciais ao desenvolvimento do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, reestruturação da carreira e valorização do piso salarial e incorporação das gratificações, tudo isso afetando diretamente a qualidade do ensino.
Diante do cenário nacional de mobilizações, paralisações e greves convidamos a todos os docentes, técnico-administrativos, discentes e a comunidade em geral, para participar da ASSEMBLEIA GERAL DESTA QUINTA-FEIRA 24/05 (HOJE) ÀS 15H – PÁTIO DA UNIDADE RIACHUELO, para fazer uso do espaço democrático da Universidade, ampliando a discussão e trazendo pontos essenciais no enriquecimento da mobilização Nacional.
"Quem não se movimenta, não sente as correntes que o prendem" (Rosa Luxemburgo).
Comando de Mobilização –UFG/CAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário