31 outubro 2009

Conferência Internacional de Bioética na UnB

Por Rosane Lacerda


De 26 a 30 de outubro tivemos a oportunidade de participar, como ouvinte, do curso “Fundamentos da Bioética” organizado pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília (UnB), no âmbito do II Ciclo Anual de Conferências Internacionais do Programa.

O evento, destinado aos alunos dos cursos de Mestrado e Doutorado em Bioética, foi aberto no dia 26 com uma conferência proferida pela professora portuguesa Maria do Céu Patrão Neves. Neves é Antropóloga, Diretora da International Association of Bioethics, professora da Universidade dos Açores e recentemente assumiu uma cadeira como Deputada do Parlamento Europeu.

Prof.ª Patrão Neves em conferência na UnB. 
Foto: Rosane Lacerda (26.10.2009)

A abertura da conferência, que foi realizada no auditório 1 da Faculdade de Ciências da Saúde, contou com as presenças do Reitor da UnB, prof. José Geraldo de Sousa Júnior, e do Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Bioética e organizador do evento, prof. Volnei Garrafa, além de diversos docentes da instituição.


Prof. José Geraldo, Reitor da UnB, prestigia a abertura
da conferência. Foto: Rosane Lacerda (26.10.2009)

Nos dias 27 e 28 a prof.ª Patrão Neves ministrou o Seminário Avançado sobre Fundamentos da Bioética, abordando a questão da natureza teórico-prática deste campo disciplinar, ou seja, de seu papel enquanto fundamentação/justificação e normatividade; a questão da teorização em bioética, tratando das fases da teorização e os principais modelos teórico-práticos existentes; a questão da pluralidade de teorias em bioética e a necessidade do consenso como seu estatuto epistemológico; o processo de institucionalização da bioética; e os desafios e limites da proposta de uma bioética global.


Participação do prof. Volnei Garrafa.
Foto: Rosane Lacerda (26.10.2009)

No dia 29 de outubro o prof. Volnei Garrafa tratou do tema “Mudanças na Declaração de Helsinque/2008, pesquisas clínicas e imperialismo moral”, em que pontuou as principais críticas às últimas alterações ao documento de Helsinque que trata de pesquisas com seres humanos. Na oportunidade expôs também os principais tópicos de sua palestra na conferência de abertura do Comitê Internacional de Bioética (CIB) da Unesco a se realizar no México em novembro. No dia 30 o Seminário foi conduzido pelo prof. Cláudio Lorenzo, que tratou do tema “Riscos associados às pesquisas clínicas nos países periféricos – em busca de uma ética justa e honesta”.

O Programa de Pós-Graduação em Bioética da UnB faz parte da Cátedra de Bioética da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco.

Rosane Lacerda é professora assistente de Direito Público da UFG Campus Jataí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário