22 janeiro 2010

Secretaria Especial de Direitos Humanos na Campus Party

07/JAN/2010 - Secretaria promove Direitos Humanos na Campus Party
 A Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR) vai participar da Campus Party Brasil, que começa no dia 25 de janeiro, em São Paulo. O evento reúne adolescentes, jovens e adultos para compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo tipo de atividades relacionadas à tecnologia, à cultura digital e ao entretenimento em rede. A SEDH vai ao encontro com o objetivo de sensibilizar os participantes para os temas dos Direitos Humanos. São três focos: educação em Direitos Humanos, combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, e inclusão das pessoas com deficiência.

Na Campus Party, a Secretaria terá um estande para divulgar tecnologias assistivas, ou seja, que permitem o acesso e a inclusão social de pessoas com deficiência. Tecnologia assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover a vida independente e a inclusão delas na sociedade.
No estande, os campuseiros poderão conhecer, por exemplo, como funciona o Livro digital acessível (Lida), livros braille, livros e revistas falados destinados a pessoas com deficiência visual. Poderão ver e conhecer como funciona um site em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros materiais destinados a pessoas com deficiência auditiva. Da mesma forma, serão apresentadas tecnologias que possibilitam o acesso de pessoas com outras deficiências.
A Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SEDH/PR é o órgão do governo federal responsável por articular e coordenar as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência. O estande da SEDH conta com a parceria da Caixa Econômica Federal e terá a participação da Fundação Dorina Nowill para Cegos; da editora Arara Azul, especializada em títulos e materiais didáticos e pedagógicos para pessoas com deficiência auditiva; da Acessibilidade Brasil, organização da sociedade civil de interesse público especializada na criação e desenvolvimento de tecnologias assistivas com computador, e da empresa Bengala Branca, pioneira na fabricação e comercialização de equipamentos, produtos e serviços para pessoas com deficiência visual no Brasil.
Considerado o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo, a Campus Party Brasil se estende de 25 a 31 de janeiro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Mais informações sobre o evento e sobre a participação SEDH estão disponíveis no site http://www.campusparty.com.br/

Extraído de: http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/sedh/noticias/ultimas_noticias/MySQLNoticia.2010-01-07.0048
Para mobilizar os campuseiros, a Secretaria lança dois desafios. Um é a realização de uma animação de 30 segundos sobre o tema "O que é diversidade para você? Direitos Humanos: Igualdade na Diferença". A animação vencedora será exibida ao lado de filmes premiados na 5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontecerá em 20 capitais brasileiras e em outros países, entre novembro e dezembro de 2010. O outro desafio aos participantes do encontro é a criação de um mascote para a campanha nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha será lançada, inclusive na internet, em 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário