22 janeiro 2010

SEPPIR promove encontro com comunidades de terreiro do Distrito Federal e entorno

SEPPIR promove encontro com comunidades de terreiro do Distrito Federal e entorno



A SEPPIR realizou na manhã desta quarta-feira (20) um encontro com as comunidades tradicionais de terreiro do Distrito Federal e entorno. O evento marcou a comemoração do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, festejado em 21 de janeiro, e reuniu mais de 200 participantes no Salão Negro do Palácio da Justiça.

Durante o evento foram discutidos temas relacionados à proteção do patrimônio histórico-cultural e a legalização fundiária dos imóveis ocupados pelas casas de culto. O ministro incentivou as comunidades de terreiros a buscarem o registro de suas casas religiosas, com o apoio do governo. O Plano Nacional de Proteção à Liberdade Religiosa e Promoção de Políticas Públicas para as Comunidades Tradicionais de Terreiro, que está sendo discutido entre governo e sociedade civil, também foi pauta do encontro.

Também participaram do evento o subsecretário de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR, Alexandro Reis, representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos, do Fórum Religioso Permanente Afro-Brasileiro do DF e Entorno e da Federação Brasiliense e Entorno de Umbanda e Candomblé, além da deputada distrital Érica Kokay.

O ministro da Igualdade Racial, Edson Santos, participou da abertura do evento e afirmou que "não devemos confundir a laicidade do Estado com a neutralidade e a cegueira diante das injustiças cometidas contra as religiões no país". De acordo com o ministro, as religiões de matrizes africanas foram objeto de muita perseguição ao longo dos anos, o que, lamentavelmente, ainda acontece no Brasil.


Haiti – O ministro Edson Santos lembrou também a situação vivida pela população haitiana, caracterizando-a como uma tragédia histórica, e pediu o apoio das comunidades presentes. "É fundamental que a gente desenvolva e intensifique a solidariedade ao povo haitiano", disse o ministro ao informar que a SEPPIR e o governo do Estado do Rio de Janeiro realizarão, em fevereiro, um evento cultural no Maracanazinho que terá sua renda revertida à reconstrução do Haiti.

Comunicação Social da SEPPIR/ PR
http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/noticias/ultimas_noticias/encontro_comunidades_terreiros_df/

Nenhum comentário:

Postar um comentário