13 junho 2010

Agenda: Seminário Timor Leste: Dez anos de independência

Curso de Direito da UFG realiza seminário sobre as experiências do Brasil no apoio ao Timor Leste.

Nos próximos dias 17 e 18 de junho o curso de Direito do Campus Jataí da Universidade Federal de Goiás estará realizando o seminário “Timor Leste: Dez anos de Independência. Contribuições brasileiras à construção de um pequeno-Grande País”.

O seminário visa difundir entre a comunidade acadêmica e o público em geral, informações sobre o processo de independência do Timor Leste e sobre a participação do Brasil no projeto de reconstrução daquele país, totalmente destruído pelas forças Indonésias em 1999.

Ex-colônia portuguesa, o Timor Leste foi invadido e incorporado à força ao domínio da Indonésia na década de 1970, sendo submetido a um regime brutal que eliminou um terço de sua população, num dos mais impressionantes episódios de extermínio em massa pós Segunda-Guerra Mundial. Em 1999, sob o patrocínio das Nações Unidas, os timorenses foram às urnas onde votaram massiçamente pela independência. Como represália, foram novamente massacrados por militares indonésios que se preparavam para deixar o país.

Desde então o Brasil tem participado ativamente das ações de ajuda ao Timor, inicialmente através do envio de militares brasileiros como integrantes das Forças Internacionais de Paz da ONU para o Timor Leste (Interfet), e posteriormente através de projetos de cooperação nas áreas jurídica, econômica e educacional. Desde janeiro do ano passado as ações de ajuda ao Timor estão contempladas entre as prioridades da terceira versão do Plano Nacional de Direitos Humanos, do governo brasileiro.

Para relatar e discutir algumas dessas experiências o Seminário contará com a participação de alguns profissionais que participaram ativamente de ações no Timor Leste. Entre eles, o Tenente-Coronel Denílson Leitão, comandante do Batalhão do Exército na cidade de Jataí, que chegou ao Timor em outubro de 1999, como integrante da Interfet, força que teve como primeira missão a proteção da população timorense contra os ataques das forças paramilitares pró-Indonésia. O Seminário contará também, como palestrante, com a presença da Juíza Dora Martins, Presidente da Associação dos Juízes para a Democracia. A Dra. Dora participou de duas missões no Timor, a primeira como integrante da comissão destinada a investigar os crimes de genocídio perpetrados contra a população timorense em 1999, e a segunda como parte do acordo de cooperação entre o Brasil e o Timor com vistas à construção do Judiciário timorense.

O Seminário será realizado no auditório maior do Campus Jataí da UFG, das 18:00 às 22:45 horas dos dias 17 e 18 de junho, e será aberto ao público gratuitamente com vagas limitadas, que darão direito a certificado. As inscrições podem ser feitas até as 16 horas do dia 16 de junho através do e-mail timor.ufg10@yahoo.com.br , bastando para isso informar nome completo, número de CPF, curso/instituição e fone para contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário