10 outubro 2011

Artistas e intelectuais divulgam manifesto em apoio à Comissão da Verdade

Data: 21/09/2011

Cerca de 300 artistas e intelectuais brasileiros e do exterior enviaram à ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, e aos deputados federais o manifesto “Democracia de Verdade”, que defende a aprovação do projeto de lei que cria a Comissão da Verdade. A previsão é que a proposta seja votada nesta quarta-feira (21) pela Câmara dos Deputados.

“A democracia não nos foi dada, ela foi conquistada por uma geração que não se calou diante da opressão. A experiência vivenciada naquele período de repressão marcou vidas e foi capaz de mudar a história, mas ainda não podemos celebrar a democracia se não tivermos pleno conhecimento das violações cometidas nesse passado tão recente”, diz um trecho do documento.

Se definindo como “militantes da liberdade”, personalidades como Chico Buarque de Hollanda, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Emir Sader, Eduardo Galeano, Marilena Chauí, Leonardo Boff, Frei Betto e o filósofo norte-americano Noam Chomsky assinam o manifesto. Os atores José de Abreu, Marieta Severo, Marcos Palmeira, Osmar Prado, Paulo Betti, Cássia Kiss, Letícia Sabatela, Bete Mendes, Cristina Pereira, Dira Paes e Fernanda Torres também subscrevem o documento, bem como os cantores Edu Lobo, Alcione, Beth Carvalho, João Bosco, Daniela Mercury, Alceu Valença, Fernanda Abreu, Ivan Lins e Gabriel O Pensador. Os escritores Eric Nepomuceno e Fernando Morais, a jornalista Hildegard Angel, o cineasta Cacá Diegues e os juristas Celso Antônio Bandeira de Mello e Nilo Batista também integram o grupo. A lista completa dos artistas e intelectuais que assinam o manifesto, agora disponível para adesões populares, está no site www.aquaris.com.br/verdade.

“O manifesto demonstra que a Comissão da Verdade é um tema consensual no Brasil. É fundamental a conquista do espaço da verdade, que é o sobre o passado, o presente e o futuro”, destacou o sociólogo Emir Sader.

Segundo a ministra Maria do Rosário, esse apoio simboliza o caráter nacional do projeto. “A Comissão da Verdade não é do governo ou da oposição, de um partido ou de outro, é uma pauta necessária para o Brasil. Trata-se de um instrumento fundamental para a consolidação da nossa democracia, esclarecimento dos fatos ocorridos durante a ditadura militar, para que nunca mais aconteçam”, afirmou.

Os artistas e intelectuais encerram o manifesto conclamando o voto dos parlamentares. “Como defensores da livre expressão do pensamento e da democracia, manifestamos ao Congresso Nacional nosso desejo de aprovação do projeto de Lei 7.376/2010, que cria a Comissão Nacional da Verdade para que essas violações sejam lembradas e conhecidas pelo povo brasileiro, pois essa é a única forma de garantirmos que isso nunca mais aconteça. Chegou a hora da verdade que o Brasil tanto espera.”

Clique aqui para acessar a matéria


Nenhum comentário:

Postar um comentário