13 outubro 2011

Mato Grosso do Sul institui Conselho Estadual da Diversidade Sexual

Data: 07/10/2011

O estado de Mato Grosso do Sul instituiu no fim do mês passado o Conselho Estadual da Diversidade Sexual do Estado. A criação do conselho foi anunciada pelo governo estadual durante a 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – LGBT.

Com o tema “Mato Grosso do Sul em Desenvolvimento: da homofobia à cidadania LGBT , a conferencia foi realizada em Campo Grande no dia 23 de setembro.

Segundo o coordenador substituto do Conselho Nacional de Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Eduardo Santarelo, Mato Grosso do Sul é um exemplo de pioneirismo e respeito à diversidade. “A criação do Conselho Estadual da Diversidade Sexual, é um grande avanço para a população LGBT de MS. É um exemplo a ser seguido nas demais regiões e estados do país”, afimrou.

Santarelo participou também da Conferência Livre das Mulheres Lésbicas do Sistema Penitenciário. No evento, ele destacou o ineditismo do estado em incluir a população carcerária LGBT nos temas.

A conferência estadual é um espaço de discutição, proposição e elaboração em conjunto com a sociedade, políticas públicas voltadas ao combate à pobreza, à discriminação e a promoção dos direitos humanos e da cidadania da população LGBT de Mato Grosso do Sul.

Todas as propostas elaboradas durante o evento serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, que será realizada entre os dias 15 e 18 de dezembro, em Brasília. A conferencia nacional terá como tema: “Por um país livre da pobreza e da discriminação: Promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT”.

Clique aqui para acessar a matéria

Nenhum comentário:

Postar um comentário