20 outubro 2012

Congresso da RELAJU em Sucre prestará homenagem a especialistas em direitos indígenas da América Latina


Congresso da RELAJU prestará homenagem a duas especialistas em direitos indígenas da América Latina

As advogadas especialistas em direito indígena Raquel Yrigoyen (Perú) e Magdalena Gómez (México) serão homenageadas na abertura do VIII Congresso Internacional da Rede Latino-americana de Antropologia Jurídica, que se realizará de 22 a 26 de outubro na cidade de Sucre (Bolivia), e contará com 28 mesas de trabalho e 190 exposições.
Segundo o antropólogo Ramiro Molina, membro da equipe de organização do VIII Congresso, Raquel Yrigoyen participou como assessora da Assembleia Constituinte na Bolivia, ao lado de organizações sociais de base, como a Confederação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses da Bolivia (CSUTCB), o Conselho de Nações Originarias de Qullasuyo (CONAMAQ) e a Confederação de Povos Indígenas do Oriente Boliviano (CIDOB), com seus conselhos em sua área de especialidade em pluralismo jurídico, direitos humanos, acesso à justiça, direitos indígenas, direito constitucional e comparado, sociologia e antropologia jurídica, entre outros temas.
Yrigoyen foi importante no processo de construir e alimentar o pluralismo jurídico na nova Constituição Política do Estado, disse Molina, que destaca sua trajetória acadêmica sobre os povos indígenas, acesso à justiça e direito consuetudinário. Outrossim, a jurista tem escrito numerosos ensaios e artigos em revistas especializadas e é editora fundadora do portal de Direito e Sociedade ALERTANET (www.alertanet.org) do Instituto Internacional de Direito e Sociedade (IIDS).
A mexicana Magdalena Gómez Rivera tem uma larga trajetória em defesa dos direitos indígenas no México, e escreveu muitos artigos sobre o pluralismo jurídico na América Latina. Os organizadores do VIII Congresso consideraram homenageá-la por ser ela “uma referência fundamental para entender que significa reconhecer a justiça indígena em nossos países”.
Gómez é também integrante da Academia Mexicana de Direitos Humanos, do grupo Paz com Democracia, membro honoraria do Instituto Internacional de Direito e Sociedade (IIDS), integrante da Red Latinoamericana de Antropologia Jurídica (RELAJU), professora na Universidade Pedagógica Nacional, área de Diversidade e Interculturalidade, membro do corpo acadêmico sobre cidadania, diversidade e educação, e articulista do periódico La Jornada. É co-autora de 30 livros e autora de três, todos sobre temas indígenas, assim como artigos em diversas revistas.
As duas especialistas em antropologia jurídica serão homenageadas na inauguração do VIII Congresso Internacional da Rede Latinoamericana de Antropologia Jurídica, no qual também participará o Professor Boaventura de Sousa Santos.
O congressistas se reunirão em uma reflexão com ênfase filosófica e política sobre o pluralismo jurídico na América Latina, um processo gestado com o surgimento de novas constituições principalmente no Ecuador e Bolivia.
No marco do encontro internacional serão lançados os livros de Xavier Albó, Maria Teresa Sierra, Pilar Uriona, Fernando García e do Centro de Estudos da Universidade Católica Boliviana.

Para informações adicionais visite a página web do VIII Congreso: < www.relaju.org.bo >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário