03 janeiro 2010

Buena Vista Social Club na virada do ano em João Pessoa

Por Rosane Lacerda

Na virada de ano aqueles que estiveram na praia de Tambaú foram agraciados com a lendária banda cubana Buena Vista Social Club. O show, patrocinado pela prefeitura de João Pessoa (PB), reuniu milhares de pessoas que aguardaram a chegada de 2010 ao som da empolgante salsa caliente executada pelo grupo.


Omara Portuondo inicia Show em João Pessoa.
Foto: Rosane Lacerda (31.12.2009)


O grande destaque foi a apresentação da inigualável Omara Portuondo, um dos poucos remanescentes da composição original da banda. Além de cantar, Omara levou o público ao delírio com sua simpatia e passos de salsa. No final do show, logo após a queima de fogos, desceu do palco e foi carregada nos ombros pelo público. Barbarito Torres, um dos fundadores do grupo, também empolgou a platéia com os seus solos de guitarra.
 


Barbarito Torres em um de seus solos.
Foto: Rosane Lacerda (31.12.2009)

Os integrantes da banda, já idosos, andavam esquecidos quando foram novamente reunidos no final da década de 1990, pelo guitarrista norte-Americano Ry Cooder que levou a banda em turnê pela Europa e Estados Unidos. O sucesso, estrondoso, foi documentado em filme homônimo produzido por Win Wenders apresentado em cinemas e festivais do mundo inteiro, conquistando o Oscar de Melhor Documentário. Devido ao embargo econômico a Cuba Cooder acabou sofrendo sanções por parte do governo Norte-Americano, mas o reconhecimento internacional da banda já era fato consumado.


Buena Vista Social Club em João Pessoa.
Foto: Rosane Lacerda (31.12.2009)

Infelizmente, nos últimos anos a idade e o estado de saúde acabaram levando embora alguns membros do grupo, como Compay Segundo e Ibrahim Ferrer. Mas a continuidade do grupo tem sido assegurada com o ingresso de jovens artistas.

Rosane Lacerda é Professora Assistente de Direito Público da UFG campus Jataí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário