30 setembro 2010

Experiência de universidade internacional será apresentada em palestra na UnB

Experiência de universidade internacional será apresentada em palestra na UnB


Reitor da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Hélgio Trindade, vem à UnB para apresentar o projeto da instituição

Barbara Arato - Da Secretaria de Comunicação da UnB

A experiência inovadora de uma universidade internacional na América Latina é o tema da palestra O projeto da Unila e as universidades paradigmáticas brasileiras, que será ministrada pelo reitor da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), Hélgio Trindade. O evento acontece na próxima quinta-feira, 30 de setembro, às 10h, no auditório da Reitoria.
A palestra deve contribuir com o projeto UnB em reestruturação, que tem como objetivo discutir e estabelecer novas diretrizes políticas, pedagógicas e institucionais (PPI) para a Universidade de Brasília. “O professor Hélgio vem à UnB a convite do professor José Geraldo, que reconhece a importância do projeto pedagógico inovador que vem sendo feito lá”, explica a decana de ensino e graduação, Márcia Abrahão. A decana lembra que o projeto pedagógico da UnB é de 1962 e precisa ser atualizado. “O modelo da Unila pode contribuir para a construção de um nova política na UnB”, diz.

A originalidade da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) vem da garantia de participação equivalente de professores e alunos brasileiros e dos demais países latino-americanos, além de ser uma instituição bilíngue. A Unila também é a primeira universidade federal brasileira a ter a direção compartilhada entre um reitor brasileiro, o ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Hélgio Trindade, e um vice-reitor uruguaio, o professor Gerónimo de Sierra.

O projeto de lei que institui a Unila foi sancionado em janeiro deste ano. Em agosto, a Universidade iniciou seu primeiro semestre acadêmico, em Foz do Iguaçu, no Paraná. No processo seletivo, realizado em julho, foram oferecidas 150 vagas para seis cursos de graduação.

A Universidade Federal da Integração Latino Americana foi criada para ser uma universidade sem fronteiras, abrangendo o nordeste da Argentina, o leste do Paraguai e o oeste brasileiro. Além disso, a Unila foi pensada para interagir com as 22 instituições públicas da Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu (AUGM) e com as demais universidades públicas distribuídas no continente.

Textos: UnB Agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário